Ezequias

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.do_apps.catalog_624

Estátuas de Josafá e Ezequias no Escorial.Ezequias, do hebraico חִזְקִיָּהוּ, significa, em português “Javé Fortalece” ou “Jeová Fortalece”.O rei Ezequias foi o 13º Rei de Judá, e reinou por 29 anos (726-697 a.C[1]). Era Filho de Acaz e de Abi, filha de Zacarias (II Reis 18:2) ou Abia (2 Cr 29:1). Ezequias Reinou Conjuntamente com seu Pai de 729 a 715 a.C e, com a idade de 25 anos, tornou-se rei absoluto.Seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi, teria começado a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos, a partir de 715 a.C.Resquícios do muro construído em Jerusalém por Ezequias, como proteção ao ataque de Senaqueribe. No início do seu reinado, reparou e purificou o templo. Reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). Além disso, combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, pois o povo estava adorando-a.

E, devido à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reino enquanto cuidou do templo providenciou a adoração adequada. De acordo com a Bíblia, Ezequias, ao ser confrontado pelo rei da Assíria, Senaqueribe, orou a Deus e foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a.C.), em que um anjo teria exterminado cento e oitenta e cinco mil soldados assírios durante a noite.Segundo a Bíblia, após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre.

Tendo adoecido gravemente acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei.

E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz. Tendo se recuperado, cometeu um sério equívoco ao mostrar os seus tesouros aos mensageiros da Babilônia. Devido a isso, foi advertido pelo profeta Isaías, prevendo o futuro cativeiro dos judeus, o que ocorreu numa invasão de Nabucodonosor, no reinado de Zedequias.
Situação política.

Ezequias reinou num período em que a Assíria dominava o cenário político. O reino de Israel, ao norte de Judá, já havia sido reduzido a tributário assírio. Seu pai, Acaz, já havia despojado o templo e o palácio para poder pagar tributo ao rei assírio Sargão II. Após a morte deste e a sucessão do trono por Senaqueribe, Ezequias, direcionou esforços para manter-se independente da potência militar dominante e deixou de ser tributário. No entanto, quando Senaqueribe pela primeira vez ameaçou Jerusalém, o próprio Ezequias efetuou um custoso pagamento para que aquele poupasse a cidade[1].
Selo de Ezequias.

Em dezembro de 2015, arqueólogos israelenses anunciaram a descoberta de uma marca do selo do rei bíblico.Segundo Eilat Mazar da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada, a peça de argila tem uma inscrição circular de menos de um centímetro de comprimento e pode ter sido feita pelo próprio rei.[1].

Literatura
Ezequias coordenou a compilação textos bíblicos que hoje são os capítulos 25 a 29 de Provérbios. Estes capítulos formavam uma seção única, cuja introdução faz menção aos “homens de Ezequias” como compiladores[1]. Ezequias também compôs a canção de agradecimento por sua já citada cura, conforme indica Isaías 38:10-20.

Este artigo usa material do artigo Wikipedia Ezequias, que é lançado sob o Creative Commons Attribution-Share-Alike License 3.0.

Publicado por

achei2016

Blogueiro, editor e fotografo de evento, pastor evangélico, bacharel e mestrado em teologia. Servo do Senhor

Deixe um comentário